Domine o método de Revisão Sistemática e publique seu artigo de forma mais rápida e eficiente.

Veja o vídeo para saber o que você pode esperar do curso.

Para quem é o curso?

Pessoas que nunca publicaram um artigo científico e desejam aprender com uma equipe experiente como fazer uma Revisão de Sistemática.

Graduados que desejam passar em processos seletivos de Residência Médica, Mestrado e Doutorado.

Pós-graduandos que querem aumentar suas chances de entrar no Pós-doutorado, fazer carreira no exterior ou prestar concurso público.

Professores que precisam de um passo a passo para tirar do papel o seu artigo científico.

Professores com dificuldade em publicar seus artigos em revistas de alto fator de impacto, e que desejam melhorar a qualidade de suas publicações para aprimorar seus currículos.

Professores que desejam alcançar maior reconhecimento profissional por meio da publicação de artigos de excelência.

Professores que querem aumentar a produtividade acadêmica, impulsionando a sua carreira, com o objetivo de se credenciar na pós-graduação, ser pesquisador do CNPq ou fazer concurso para professor titular.

Profissionais que querem entender o processo de elaboração de uma revisão sistemática para melhorar a análise crítica da literatura disponível.

O que você irá aprender?

O que você vai conquistar?

Como será o curso?

Quanto tempo?

O curso será ministrado online ao vivo em seis encontros.

Acesso

As aulas ao vivo serão gravadas e ficarão disponíveis por um ano. Você poderá acessar nosso curso de onde estiver, por meio do aplicativo ou ainda pelo seu computador, durante um ano.

Dúvidas

Durante o período do curso, as dúvidas poderão ser esclarecidas no grupo de Whatsapp exclusivo.

Após o curso ao vivo, suas dúvidas serão respondidas pela nossa equipe, por um ano, dentro da plataforma Hotmart.

Material de apoio

・Cronograma editável para planejar a sua Revisão de Sistemática
・Template editável da tabela de extração de dados
・Template editável para elaboração do protocolo
・Lista de referências das aulas ministradas
・Lista de referências de leituras recomendadas
・Tutorial em PDF para registro do protocolo no PROSPERO

Suporte ao aluno

Suporte estará disponível diretamente pelo WhatsApp.

Módulos do curso

Módulo 1: Introdução

Módulo 1:
Introdução

Dia 12/02, quarta-feira, 19h às 21:40h

  • Aprenda quando e por que realizar uma Revisão de Sistemática
  • Compreenda a importância de uma Revisão de Sistemática
  • Entenda as diferenças e semelhanças entre Revisões Sistemáticas e Revisões de Escopo
  • Conheça o nosso método com o passo a passo para desenvolver uma Revisão Sistemática
  • Saiba delinear uma boa pergunta de pesquisa e preparar o protocolo

Módulo 2: Busca nas bases de dados

Módulo 2:
Busca nas bases de dados

Dia 13/02, quinta-feira, 19h às 21:40h

  • Aprenda a identificar os descritores e palavras-chaves
  • Saiba preparar a estratégia de busca
  • Aprenda a utilizar as principais bases de dados
  • Conheça as fontes de literatura cinzenta

Módulo 3: Seleção dos estudos

Módulo 3:
Seleção dos estudos

Dia 14/02, sexta-feira, 19h às 21:40h

  • Aprenda a exportar as referências das principais bases de dados e agrupá-las no gerenciador de referências
  • Defina os Critérios de Inclusão e Exclusão da sua Revisão Sistemática

Módulo 4: Risco de Viés

Módulo 4:
Risco de Viés

Dia 15/02, sábado, 9h às 11:40h

  • Aprenda o que é viés e como identificá-lo
  • Conheça os tipos de vieses
  • Saiba escolher a ferramenta de risco de viés
  • Compreenda o impacto dos vieses sobre os resultados e conclusões

Módulo 5: Introdução à Meta-análise

Módulo 5:
Introdução à Meta-análise

Dia 17/02, segunda-feira, 19h às 21:40h

  • Entenda o que é meta análise
  • Aprenda a interpretar o forest plot
  • Conheça conceitos gerais em meta-análise
  • Entenda a heterogeneidade

Módulo 6: O uso da Abordagem GRADE para Avaliação da Certeza da Evidência

Módulo 6:
O uso da Abordagem GRADE para Avaliação da Certeza da Evidência

Dia 18/02, terça-feira, 19h às 21:40h

  • Conheça a importância da análise da certeza da evidência em revisões sistemáticas
  • Aprenda os critérios para rebaixamento e aumento da certeza da evidência
  • Saiba escrever os resultados e conclusões usando a abordagem GRADE

Bônus

Cobe Class - Bases de Dados: PubMed
Cobe Class - Bases de Dados: Cochrane
Cobe Class - Bases de Dados: Scopus
Cobe Class - Bases de Dados: Embase
Cobe Class - Bases de Dados: LILACS
Cobe Class - Bases de Dados: Como delinear a sua pergunta de pesquisa para diferentes tipos de Revisão Sistemática (intervenção, prevalência, diagnóstico, associação, etc...)

Tutorial como preencher o Fluxograma no Word
Tutorial de RobVis para criação da figura do Risco de Viés
Você receberá livros publicados pela nossa equipe em PDF:
Risco de Viés em Revisões Sistemáticas: Guia Prático & Revisões Sistemáticas da Literatura: Guia Prático

Sobre o Cobe Plus

O COBE é um centro de treinamento em Revisões de Literatura, cuja experiência inclui a formação de mais de 1.000 pesquisadores, a publicação de mais de 190 artigos de revisão e 3 livros na temática.

Sob coordenação da Profa. Dra. Graziela de Luca Canto, o COBE nasceu em 2014, como um projeto de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em 2024, o COBE migrou parte das suas atividades para o formato digital, a fim de proporcionar novas experiências para seus alunos. Esta nova frente de trabalho é coordenada pela Profa. Dra. Helena Polmann e pela Profa. Dra. Patrícia Pauletto, que iniciaram a sua carreira acadêmica dentro do COBE, na UFSC.

Nossa equipe é formada por professores das melhores universidades públicas do país.

O que falam sobre nós

"No início da minha graduação busquei oportunidades de pesquisa científica, em que a maioria das linhas de pesquisa ou projetos existentes solicitavam estudantes com habilidades de escrita e conhecimento de metodologia científica. Assim, na esperança de melhorar as minhas habilidades, foram me indicados os cursos do COBE. Desde esse primeiro curso, obtive o ingresso como bolsista em um Programa de Iniciação Científica, apresentação em congressos e aprimoramento do currículo, ao fazer um curso com especialistas na área de metodologia científica. Hoje, no 5° período, tenho mais de 4 artigos publicados, maioria em revistas A2, outros em andamento, apresentações em congressos nacionais e internacionais. É esse histórico que me deixa confiante que virá ainda mais produções e reconhecimento desde que me inseri na ciência por meio do belo trabalho do COBE."
Leonardo Pinheiro Rezende
Estudante de Medicina 5° período
Universidade Evangélica de Goiás
"Meu primeiro contato com o COBE se deu ainda na graduação em Odontologia; porém, foi durante o mestrado que comecei a participar ativamente nos cursos de capacitação para a realização de revisões sistemáticas e outras formas de revisões. Com o treinamento proporcionado pelo COBE, comecei a conduzir minhas próprias revisões sobre temas de interesse e a colaborar nas capacitações de outros pesquisadores. Dentre as diversas formas que os cursos do COBE contribuíram para minha carreira cito a possibilidade de realizar uma revisão sob alto rigor metodológico e publicá-la em jornais revistos por pares com bom fator de impacto. Outra forma que o COBE me ajudou foi pela possibilidade de desenvolver revisões sistemáticas e manter minha produtividade em fases desafiadoras, tais como durante a pandemia da COVID-19 e em momentos em que a condução de atividades presenciais eram um obstáculo. Por fim, com os cursos do COBE aprendi a avaliar criticamente a literatura por meio do uso de ferramentas específicas. Consequentemente, me tornei mais meticulosa no delineamento de pesquisas clínicas e laboratoriais e melhorei minha capacidade de escrita científica."
Elis Ângela Batistella
Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Mestre e Doutora pela UFSC

Pós-doutora pela Universidade de Toronto

Professora do Curso de Odontologia - University of Saskatchewan, Canadá.
“É com grande satisfação que compartilho minha experiência com os cursos do COBE. Desde que concluí o meu primeiro curso, novas oportunidades surgiram em minha carreira profissional. As técnicas e conhecimentos adquiridos me permitiram assumir projetos com uma visão mais crítica e detalhada, garantindo a entrega de resultados de alta qualidade. O curso não só aprimorou minhas habilidades técnicas, mas também ampliou minha rede de profissionais e colegas igualmente comprometidos com a excelência. A metodologia prática e os exemplos apresentados durante as aulas foram cruciais para que eu aplicasse imediatamente os conceitos no meu dia a dia. Graças ao COBE, consegui avançar em minha carreira, assumindo responsabilidades maiores e contribuindo de forma mais efetiva para os projetos e orientações em que estou envolvida. Recomendo fortemente o curso para quem deseja se destacar em sua área de atuação e alcançar novos patamares de sucesso. Muito obrigada, COBE, por fazer parte dessa jornada!”
Daniela Polo Camargo da Silva
Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo-USP

Mestre e Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
“Participar dos cursos oferecidos pelo COBE foi significativo na minha formação acadêmica. Com eles, adquiri habilidades essenciais para conduzir revisões sistemáticas, fundamentais para a produção de pesquisas de alta qualidade e baseadas em evidências. O curso de Revisão Sistemática foi transformador. Ainda na graduação, aprendi a planejar e executar revisões rigorosas, identificar e avaliar criticamente estudos relevantes, sintetizar dados de forma eficaz e apresentar resultados claros e concisos. Esse conhecimento tem sido importante na elaboração das minhas próprias revisões. Desde então, produzi três artigos de revisão, sentindo-me mais segura e confiante em minha capacidade de realizar pesquisas de qualidade. Os cursos do COBE enriqueceram meu conhecimento técnico e aprimoraram minha comunicação científica, beneficiando minha carreira acadêmica.”
Larissa Di Carvalho Melo
Cirurgiã-Dentista pela Universidade de Brasília-UnB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS- UnB)
“Essa mensagem é para parabenizar a equipe COBE, em especial à Profa. Graziela, que é uma inspiração de liderança e afeto. Equipe totalmente engajada em ensinar com dedicação e competência oferecendo cursos de excelência com didática e material de apoio impecáveis. Os cursos de vocês fizeram toda diferença no aprimoramento da minha produção científica. Penso que para quem está iniciando na carreira docente ou que pretende ingressar, os cursos de vocês são obrigatórios. Muito obrigada pelas contribuições. Estou louca pra ingressar na próxima turma, pois depois que se começa é impossível não persistir!”
Izabella Paz Felin
Médica Patologista

Doutora em Genética e Toxicologia Aplicada

Pós-Doutora em Bioquímica Toxicológica

Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
“Participar dos cursos do COBE foi transformador para mim como pesquisador, professor e orientador. Antes do curso, eu não tinha experiência na condução de revisões, embora sempre tivesse interesse. O curso ofereceu uma base sólida e ferramentas práticas que me permitiram compreender melhor o método e aplicá-lo em minhas pesquisas e orientações. A clareza dos conteúdos e a metodologia aplicada foram fundamentais para me sentir mais preparado e confiante neste campo. Ainda que não domine todas as técnicas, estou no caminho certo para me aperfeiçoar continuamente, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Agradeço imensamente à Profa. Dra. Graziela e à equipe do COBE pela oportunidade de crescimento e pelo apoio constante durante o curso. A experiência foi enriquecedora e terá um impacto duradouro em minha trajetória acadêmica e profissional. Esse investimento em aprendizado expandiu meus horizontes e me inspirou a seguir adiante com mais conhecimento e entusiasmo. Muito obrigado!”
Murilo César do Nascimento
Enfermeiro pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Professor dos Cursos de Medicina e Enfermagem da UNIFAL
“Como bibliotecário universitário e doutorando, considero que os cursos ministrados pelo COBE foram essenciais para entender profundamente os métodos, suas etapas e contextos de aplicação. Após realizar os cursos, sinto-me seguro na identificação de revisões legítimas, diferenciando-as das pseudo-revisões. Além disso, estou mais preparado para contribuir na elaboração de estratégias de busca e para orientar alunos que ainda têm dúvidas sobre os diferentes tipos de revisão de literatura. Recomendo fortemente que bibliotecários universitários participem desses cursos, pois os professores são excelentes, com uma didática excepcional e conhecimento sólido na área."
Orestes Trevisol Neto
Bibliotecário da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Biblioteconomia, Mestre em Ciência da Informação e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
“Minha experiência com os Cursos do COBE iniciou em 2019, em um curso presencial e seguiu por mais dez cursos, sempre com um elevado grau de exigência quanto à qualidade dos estudos de revisão, assegurando um aprendizado rigoroso e completo. O COBE oferece atualizações constantes sobre o mundo das revisões da literatura e sempre lança novos cursos repletos de novidades. Os cursos apresentam conteúdos de maneira didática facilitando a compreensão e a aplicação prática dos conceitos, na certeza do constante apoio da equipe do COBE e da comunidade de ex-alunos. Agradeço ao COBE pelo aprendizado que me levou a dedicar-me a este desenho de estudo na minha vida profissional, na pesquisa e no ensino da pós-graduação na UFAM.”
Ana Cyra Lucas
Farmacêutica e Bioquímica pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Mestre em Química de Produtos Naturais pela UFAM

Doutora em Farmácia pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha

Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGO-UFAM)

De: R$1.999,00 por:

12x R$149,61/mês

12x R$149,61/mês

ou à vista por R$1.499,00

ou à vista por R$1.499,00

RISCO ZERO

Garantia incondicional

Você pode acessar o nosso curso por 7 dias e caso entenda que ele não é pra você, pode pedir o reembolso do seu investimento.

Quem serão suas professoras

PROFESSORA DOUTORA

Graziela de Luca Canto

Graziela De Luca Canto é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona desde 1992. Graduada em Odontologia pela UFSC, fez Mestrado na Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, Doutorado na UFSC e Pós-doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá, onde aprendeu o método de Revisão Sistemática.

No seu retorno ao Brasil fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências-COBE/UFSC, um centro de treinamento em revisões sistemáticas que já capacitou mais de 1000 pesquisadores em 10 anos. Desde então, tem dedicado sua carreira ao estudo do método de Revisão Sistemática e à formação de recursos humanos. É orientadora de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Em 2020, concluiu o Global Clinical Scholars Research Training, na Harvard Medical School, em Boston. Tem mais de 130 artigos de Revisão Sistemática publicados e é autora de três livros na temática: Revisões Sistemáticas da Literatura: Guia Prático; Risco de Viés em Revisões Sistemáticas: Guia Prático e Abordagem GRADE para Avaliação da Certeza da Evidência em Revisões Sistemáticas.

Foi listada entre os cientistas mais citados do mundo, em uma pesquisa conduzida por pesquisadores de Stanford, publicada na Plos Biology, em 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Sempre em busca de novos desafios, em 2024, iniciou um novo pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para saber mais, consulte o seu lattes (http://lattes.cnpq.br/9912490847355354) e o seu ORCID (https://orcid.org/0000-0002-7986-8317)

PROFESSORA DOUTORA

Carla Massignan

Carla Massignan é professora da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Odontologia pela UFSC, é Especialista, Mestre e Doutora pela mesma instituição.

É membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências-COBE/UFSC desde 2019. É autora dos livros: Risco de Viés em Revisões Sistemáticas: Guia Prático e Abordagem GRADE para Avaliação da Certeza da Evidência em Revisões Sistemáticas.

Tem mais de 50 artigos publicados. Tem se dedicado ao estudo do método de revisão sistemática, especialmente sobre tipos de estudos epidemiológicos e análise de risco de viés.

Para saber mais, consulte o seu lattes (http://lattes.cnpq.br/2713844641169433) e o seu ORCID (https://orcid.org/0000-0001-8033-055X)

PROFESSORA DOUTORA

Cristine Miron Stefani

Cristine Miron Stefani é professora da Universidade de Brasília (UnB) e foi professora visitante na University of Alberta (AB, Canada) (2023/2024).

É graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é Mestre e Doutora em Clínicas Odontológicas, área de concentração em Periodontia, pela UNICAMP. É membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências-COBE/UFSC desde 2020.

É autora dos livros: Risco de Viés em Revisões Sistemáticas: Guia Prático e Abordagem GRADE para Avaliação da Certeza da Evidência em Revisões Sistemáticas. Publicou mais de 90 artigos científicos.

Tem se dedicado ao estudo do método de revisão sistemática, especialmente sobre meta-análises e análise da certeza da evidência utilizando a abordagem GRADE.

Para saber mais, consulte o seu lattes (http://lattes.cnpq.br/9878959508132002)e o seu ORCID (https://orcid.org/0000-0003-4712-9779)

Karyn Lehmkuhl

PROFESSORA MESTRE

Karyn Lehmkuhl é bibliotecária na Biblioteca Universitária da UFSC, desde 2010, onde atua no serviço de competência em informação e suporte à pesquisa.

É graduada em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação pela UFSC. Tem experiência com serviço de referência, comportamento de busca de informação, suporte à pesquisa, competência em informação, busca em bases de dados e Revisão Sistemática.

Para saber mais, consulte o seu lattes (http://lattes.cnpq.br/6041443401195019) e ORCID (https://orcid.org/0000-0002-1041-5491)

PROFESSORA DOUTORA

Helena Polmann

Helena Polmann é coordenadora e professora do curso de Odontologia da Unisociesc- Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Graduada em Odontologia pela UFSC. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFSC.

Professora Substituta na UFSC (2022-2023). Membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências (COBE) desde 2016.

Tem mais de 13 artigos de revisão publicados e coautoria dos livros “Revisões Sistemáticas da literatura: guia prático”, “Risco de Viés em Revisões Sistemáticas: Guia Prático”, “Fundamentos das Revisões Sistemáticas em Saúde”.

Para saber mais, consulte o seu lattes (http://lattes.cnpq.br/6929603842360905) e o seu ORCID (https://orcid.org/0000-0002-6398-8787)

PROFESSORA DOUTORA

Patrícia Pauletto

Patrícia Pauletto é coordenadora de pesquisa e professora da Universidad de Las Americas (UDLA), Equador. Graduada em Odontologia pela UFSC.

É especialista em Implantodontia. Fez Mestrado e Doutorado na UFSC, quando foi aluna visitante na Universidade de Zurique na Suíça.

Em 2018, entrou para o Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências-COBE/UFSC, onde aprendeu o método de Revisão Sistemática e Revisão de Escopo.

Tem mais de 18 artigos de revisão publicados e é coautora de três livros na temática: Revisões Sistemáticas da Literatura: Guia Prático; Risco de Viés em Revisões Sistemáticas: Guia Prático e Abordagem GRADE para Avaliação da Certeza da Evidência em Revisões Sistemáticas.

Para saber mais, consulte o seu lattes (http://lattes.cnpq.br/0375211230009317) e o seu ORCID (https://orcid.org/0000-0002-1762-7059)

Assista onde quiser

Você pode assistir o curso no seu celular ou computador de onde estiver.

Perguntas Frequentes

A carga horária do curso ao vivo é de 16 h. Além disso, teremos bônus gravados. Você terá acesso às aulas ao vivo gravadas, por 1 (um) ano para assistir quantas vezes quiser.

Boleto, pix ou até 12x no cartão de crédito (sendo possível usar 2 cartões diferentes)

Sim. Os certificados são gerados automaticamente na plataforma Hotmart.

A nota fiscal será encaminhada por e-mail em até 30 dias.

Após a compra, o aluno terá 7 (sete) dias de garantia para solicitar o reembolso.

As aulas serão ao vivo e a sua gravação ficará acessível pela plataforma Hotmart.

Nosso time estará à disposição via WhatsApp para ajudar em qualquer problema de acesso.

Durante o período do curso ao vivo, as dúvidas serão esclarecidas ao vivo e no grupo exclusivo de Whatsapp. A partir de 19 de fevereiro, as dúvidas sobre o conteúdo poderão ser esclarecidas dentro da plataforma Hotmart por 1 (um) ano. O prazo de respostas na Hotmart é de 72 horas úteis. 

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados – Cobe Plus

VOCÊ SERÁ DIRECIONADO PARA O NOSSO ATENDIMENTO

Preencha os campos e fale conosco agora